28 de março de 2024

Processo Seletivo Simplificado (IBGE)

IBGE lança processo seletivo com mais de 4 mil vagas no Paraná, inscrições a partir de 09 de junho, e vão até o próximo dia 15; podem ser feitas online no site do IBGE. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022, no cargo de recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios. O candidato deve se inscrever pelo site http://www.ibge.gov.br/pss-complementar.

Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo. Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. O IBGE disponibiliza um simulador para que os interessados possam estimar quanto receberão.

As vagas estão distribuídas por mais de 380 municípios do Paraná. O maior número de vagas se concentra em Curitiba (835), Londrina (194), Cascavel (175), São José dos Pinhais (159), Colombo (155) e Maringá (149). Dentre as 4.359 vagas, 2.523 são para concorrência ampla, 458 reservadas para pessoas com deficiência e 1.378 para pessoas pretas e pardas. A seleçãoO candidato deverá comprovar se possui ensino fundamental completo, que vale 1 ponto; ensino médio incompleto (3 pontos), ensino médio completo (5 pontos), curso de graduação incompleto (7 pontos) ou curso de graduação completo (10 pontos).

As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos. Em caso de igualdade na nota, os critérios de desempate são, nesta ordem, candidato que tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e, por fim, o candidato com maior idade.

Maiores informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo site: https://www.ibge.gov.br/…/institucional/trabalhe-conosco/