19 de abril de 2024

Educação em Tempo Integral do Município de Itapejara D’Oeste.

Na manhã de hoje, o Prefeito Municipal, Vilmar Schmoller, e a Diretora do Departamento Municipal de Educação, Marilúcia Andriguetti, estiveram na Rádio Panorama FM, falando sobre a Educação em Tempo Integral do Município.De acordo com os dados da Educação “A Educação em Tempo Integral iniciou no ano de 2010, em Itapejara D’Oeste, com uma experiência nas Escolas Parigot de Souza e Ir. Josafat Kmita, em parceria com o Cesmar, sendo que as atividades propostas, no período experimental, entre 2010 e 2012, aconteceram concomitantemente com a elaboração da Proposta Pedagógica e documentação legal para a efetivação desta modalidade. Ainda em 2012, iniciou-se o atendimento em Tempo Integral para a Educação Infantil com o CMEI Criança Feliz.

No que se refere à modalidade – Educação em Tempo Integral, esta faz parte das políticas públicas educacionais, e está amparada no Meta 06 do Plano Municipal de Educação, Lei nº1588/2015, na qual estão contempladas estratégias e ações propostas pelo município para o cumprimento desta meta, aliada às questões pedagógicas e orçamentárias.Atualmente, a Educação em Tempo Integral é oferecida em nosso município, no CMEI Criança Feliz, Escola Parigot de Souza e na Escola Ir. Josafat Kmita em parceria com o Marista Escola Social.

Esta parceria com o Marista se dá por meio do termo de fomento com a APC – Associação Paranaense de Cultura. Para que a organização do atendimento do Tempo Integral aconteça de forma plena, o município contribui com alimentos da merenda escolar, estagiários, professor, merendeira e funcionárias de serviços gerais, e toda a logística do Transporte Escolar, fazendo o translado das crianças da Escola Ir. Josafat Kmita para o Marista Escola Social.

No que se refere ao atendimento em Tempo Integral, considerando todo o amparo legal e a necessidade de atendimento das nossas crianças, visto que o Marista escola social, estará deixando nosso município em 31/12/2021, o município está organizando um novo formato de atendimento Integral para as crianças da Escola Ir. Josafat Kmita, de acordo com o que preconiza o PPP da instituição. Deste modo, as crianças continuarão sendo atendidas em Tempo Integral com diversas atividades”.

Seguem fotos a entrevista: