18 de abril de 2024

LANÇAMENTO DO PROJETO DE LEITURA: “LER, OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS” E ENTREGA DE 3.000 OBRAS LITERÁRIAS PARA A REDE MUNICIPAL.

O Departamento Municipal de Educação com apoio da Administração Municipal, realizou nesta segunda-feira 01/04/2019, o lançamento do Projeto de Leitura “Ler, Ouvir e Contar Histórias”. A equipe do Departamento fez uma acolhida com a narração da história: “O Caminho da Estrela”, utilizando o brinquedo conhecido como “Traca-Traca”. Estiveram presentes as diretoras, coordenadoras e APMF dos Centros Municipais de Educação Infantil e das Escolas de Ensino Fundamental, a direção do Centro Social Marista e o Prefeito Municipal. Este Projeto de Leitura foi ofertado aos alunos e professores de toda a Rede Municipal, e faz parte do calendário de atividades propostas pelo Departamento para o Ano Letivo de 2019.

Ao se falar em leitura, percebe-se que esta é uma prática corriqueira nos ambientes escolares. Ela muitas vezes sofre algumas rejeições por parte dos alunos por ser uma tarefa que exige dedicação, esforço, vontade e acima de tudo persistência na busca do conhecimento. Ler não se restringe a decodificação de letras ou palavras, mas a apreensão de seus significados, ou seja, é preciso compreender a mensagem transmitida pelo conjunto de palavras que formam frases e textos.

Devido à importância e obrigatoriedade de tornar os alunos proficientes em leitura, o objetivo principal do Projeto “Ler, Ouvir e Contar Histórias” é “despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura, possibilitando que os alunos participem de situações de comunicação oral, escrita e de dramatização de como ouvir, contar e recontar histórias”. Para isso, serão enviadas às instituições do município e ao Centro Social Marista, Bibliotecas de livros de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Infanto-Juvenil, com um acervo de 3.000 obras literárias adquiridas pelo município de Itapejara D’Oeste. Com a utilização destes novos materiais que serão oferecidos, professores e alunos, poderão despertar o interesse pela leitura e consolidar práticas significativas e prazerosas.

O Projeto, com objetivos, sugestões de organização de ambientes de Leitura e de atividades, foi entregue às equipes das Escolas Municipais, dos Centros de Educação Infantil e do Centro Social Marista, juntamente com o brinquedo “Traca-Traca”, para que todas as instituições possam utilizar destes recursos e tornar seus alunos leitores.

Assim, este Projeto tem a finalidade de despertar em nossos alunos, o gosto pela leitura, interpretação de textos e pela escrita. Cabe ao professor, utilizar-se destes recursos, respeitando seus interesses e faixas etárias, despertando a criatividade, dando-lhes a mesma oportunidade de tentar novas vivências que resultem em aprendizado.

Fonte: Departamento Municipal de Educação.

Fotos: