Projeto Promove Proteção de Fontes De Água no Município de Itapejara D’Oeste – PR. (acesse).

O município de Itapejara D´Oeste possui hoje em torno de 700 propriedades rurais, a grande maioria possui uma ou mais minas d´água ou nascentes na propriedade, que é utilizada na maior parte na atividade da avicultura e na bovinocultura de leite além do consumo para a própria família.

Com o Objetivo de melhorar a qualidade de água para consumo humano e dos animais, a EMATER Paraná em parceria com o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente apoiado pela Prefeitura Municipal, a partir de 2006 iniciou um trabalho de proteção de fontes de água no Município, a partir da li outras entidades como Câmara de Vereadores e Entidades da Agricultura Familiar também começaram a apoiar o projeto.

No município hoje temos um número considerável de propriedade com fontes protegidas totalizando 442 fontes protegidas com o uso de solo cimento, dando condições de melhor qualidade da água, principalmente nesses períodos de estiagem o qual reduz muito o volume de água das nascentes. Isso é de suma importância para a saúde preventiva da população, pois a água de qualidade diminui em muito as doenças transmitidas para a população.