28 de março de 2024

Formatura Programa PROERD 2019.

Na noite do dia 19 de novembro de 2019, ocorreu no CTG Porteira da Amizade, a Formatura do Programa PROERD com os alunos dos 5º anos das Escolas Municipais. Um evento provido em parceria com a Polícia Militar, Prefeitura Municipal e Departamento Municipal de Educação, que envolveu cerca de 144 alunos, padrinhos, familiares, Instrutores PROERD, Polícia Militar e autoridades do município, que comemoraram o encerramento do Programa. O evento foi conduzido pelo Instrutor PROERD, Sargento da Polícia Militar Luiz Volmar Correia, que distribuiu vários prêmios aos alunos que se destacaram nas atividades desenvolvidas pelo Programa em sala de aula e pela participação no Acampamento.  As categorias premiadas foram: Redação, Frase, Garoto e Garota PROERD, Aluno Destaque e melhor Livro. A Formatura foi um momento muito divertido e formalizou mais uma etapa da formação cidadã de nossos alunos.

O PROERD é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education – D.A.R.E, tendo passado por intensa adaptação à realidade brasileira, e contextualizado na sociedade paranaense. O Programa foi desenvolvido com base em estudos científicos e tem por finalidade ensinar as crianças e jovens habilidades para que possam conduzir suas vidas de maneira responsável, segura e livre de Drogas. A atuação do Programa consiste em ações que compõe as políticas públicas Estaduais sobre Drogas e Violência no Estado do Paraná, e trabalha na perspectiva da prevenção primária em segurança pública, no espaço privilegiado das escolas.

No município de Itapejara D’Oeste o PROERD foi implantado no ano de 2009 através do convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, por meio da Polícia Militar, a Prefeitura Municipal de Itapejara D’Oeste e do Departamento Municipal de Educação. Em 28 de Agosto de 2012, foi sancionada a Lei nº1310/2012 que regulamenta o PROERD e institui o dia do PROERD no Município.

Fotos: