18 de abril de 2024

Educação Municipal supera projeção do IDEB para 2021.

IDEB Itapejara D’Oeste – 2017

Fonte: Departamento Municipal de Educação – 2018

No dia 30 de agosto de 2018 foi divulgado, em âmbito nacional, pelo Ministério de Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. O IDEB é o principal indicador da qualidade da Educação Básica no Brasil. Para fazer essa medição, utiliza uma escala que vai de 0 a 10, tendo como objetivo atingir a meta de 6.0 para 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

Criado pelo Inep em 2007, os dados são processados e divulgados a cada dois anos. O IDEB sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país:

Com o IDEB, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.

Trazendo para a esfera municipal, a Prova Brasil é realizada para os alunos de 5º ano, que respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e interpretação, e matemática, com foco na resolução de problemas. A meta atingida já no ano de 2015 foi 6.6, superando a projeção para os anos de 2015 e 2017. No ano passado, no mês de Novembro, foi realizada a Prova Brasil nas Escolas Municipais de Itapejara D’Oeste, sendo divulgado o resultado em âmbito nacional no dia 03 de setembro de 2018.

Como resultando de um intenso trabalho realizado pelas Escolas Municipais e a Equipe do Departamento Municipal de Educação, a média atingida foi de 7,2 superando as projeções do IDEB para 2021 e as expectativas de toda a comunidade escolar envolvida. É com muita alegria que parabenizamos a todos os que se preocupam com uma Educação de Qualidade, colocando o município de Itapejara D’Oeste entre os melhores índices no estado do Paraná.

Fonte: portal.inep.gov.br/ideb