18 de abril de 2024

Durante os dias 15 a 18 de abril, realizou-se nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas Municipais a Semana da Leitura. (acesse)

Durante os dias 15 a 18 de abril, realizou-se nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas Municipais a Semana da Leitura. Seguindo o Projeto de Leitura “Ler, Ouvir e Contar Histórias”, ofertado pelo Departamento Municipal de Educação, e juntamente com as obras literárias que foram distribuídas a toda a rede, cada instituição realizou diversas atividades para incentivar as práticas de leitura.
  Com o principal objetivo de despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura, possibilitando que os alunos participem de situações de comunicação oral, escrita e de dramatização de como ouvir, contar e recontar histórias, cada instituição organizou suas atividades a fim de atender este objetivo e mergulhar no mundo da imaginação, e possibilitando o gosto pela leitura aos nossos alunos.
  A formação de leitores é algo que requer condições favoráveis, não só em relação aos recursos materiais disponíveis, mas, principalmente, em relação ao uso do que se faz deles nas práticas de ler. “A leitura é um modo de produzir sentidos”, ela desperta o interesse quando interage com o leitor, quando faz sentido e traz conceitos que se articulam com os conhecimentos que este já possui. Com a leitura, há possibilidade de os alunos serem mais críticos e terem uma visão mais ampla sobre a sociedade.
  Conforme as ações e atividades que foram propostas no Projeto de Leitura “Ler, Ouvir e Contar Histórias”, cada instituição de ensino, construiu ambientes acolhedores para as práticas de leitura e envolveu toda a comunidade escolar na efetivação das atividades. Foram desenvolvidas atividades como: Cantinho da Leitura, Empréstimo de livros na biblioteca da escola, Leitura Deleite, Roda da Leitura, Ficha ou caderno de Leitura, Caixa da Leitura, Contação de Histórias, Dramatização de histórias ou Teatro, Sessão simultânea de Leitura, Gincana Literária e a Maleta Viajante.
  As famílias e a comunidade também foram convidadas a participar e estiveram presentes nas narrações de histórias, promovendo momentos de trocas e de encantamento para todos os envolvidos.
  Parabéns pela dedicação e participação de todos. Nosso agradecimento especial a todos que abraçaram este Projeto juntamente com o Departamento de Educação, e possibilitaram estes momentos mágicos e novas práticas de leitura aos nossos alunos. Que estas ações possam se efetivar em toda a rede e permanecerem durante todo o ano letivo.

Fotos: