Itapejara D'Oeste - PR °min °max
16 de abril de 2024

Notícias

PROGRAMA AGRINHO 2018: MAIS UMA CONQUISTA PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE ITAPEJARA D’OESTE.

A educação itapejarense vem colecionando conquistas, e o Programa Agrinho 2018 foi mais uma delas. Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaenses e diversas empresas e instituições públicas e privadas. O Programa Agrinho completa 23 anos de trabalhos no Paraná, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de mais de 1,5 milhão de crianças e aproximadamente 80 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.

No ano de 2018, o Programa desenvolveu-se na Escola Municipal Nereu Ramos, Escola Municipal Ir. Josafat Kmita, Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza e na Escola Municipal do Campo Valentim Biazussi a partir do tema: “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”, onde os educandos puderam concorrer em nível estadual nas duas categorias: Concurso de Desenho ara educandos do 1º ano do Ensino Fundamental e no Concurso de Redação para os educandos de 2º, 3º, 4° e 5º ano, também do Ensino Fundamental. O Município de Itapejara D’Oeste adere anualmente ao Programa Agrinho, pois acredita que é um elemento importante na formação educacional das crianças, compreendendo que o mesmo foi criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, consolidando-se como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas altamente qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa. Pelo incentivo à pesquisa, defende-se uma educação crítica, criativa, que desenvolva a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos. Desta forma, as instituições escolares, professores, educandos e equipes pedagógicas progridem educacionalmente e concorrem a prêmios diante de grande concorrência como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Itapejara D’Oeste já garantiu a premiação em anos anteriores e este ano não seria diferente; pois o aluno Mateus Felipe Giacomin do 5º ano B da Escola Municipal Nereu Ramos foi classificado para a etapa estadual como uma das melhores redações na fase final do Programa, sendo motivo de grande alegria e orgulho para sua Professora Kelly De Paris Ramão, para a Escola, família e para toda a  Rede Municipal de Ensino, além do aluno Vagner Augusto Potratz da Escola Estadual na Modalidade de Educação Especial Marli Simões que conquistou seu lugar entre os finalistas na categoria de Desenho de Educação Especial, o que é uma honra para sua Professora Dinamara C. Momoli Ceccon, para sua família e toda a equipe da Instituição em que estuda; sendo assim, o Município vislumbra mais uma vez o resultado de muito esforço, comprometimento e empenho. Nesse contexto, compreende-se que as conquistas do Programa Agrinho resultam do trabalho dos Professores, Equipe Pedagógica, Gestão Escolar e demais agentes que não medem esforços para elevar os níveis de qualidade da educação itapejarense, fazendo com que o Município ocupe lugar de destaque entre os demais municípios do Paraná.

Para celebrar, os alunos Mateus e Vagner foram acompanhados de familiares, suas Professoras e suas Coordenadoras, além de autoridades como a Diretora do Departamento de Educação Marilúcia Andriguetti e o Prefeito Municipal Agilberto L. Perin, para participarem do evento promovido pelo Sistema FAEP nesta segunda-feira (5), realizado no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que reuniu mais de 1,5 mil pessoas. Pais, estudantes, docentes, autoridades e lideranças de todas as regiões do Estado participaram desta grande festa da educação. O evento é a coroação de um ano de trabalho, dentro e fora das escolas, onde professores e alunos juntaram forças para estreitar os laços entre o campo e a cidade, mostrando que existe uma interdependência entre estes dois cenários e a harmonia entre eles é a chave de uma vida melhor. O Concurso Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas. O elevado grau de apropriação dos temas apresentados nos materiais, por crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, pode também ser comprovado pela Experiência Pedagógica, um relato dos professores sobre a prática educacional que desenvolvem no Programa Agrinho. Desde seu início em 1996, os professores do ensino público municipal e estadual, as crianças e os jovens recebem com entusiasmo e dedicação as atividades do Programa Agrinho. A cada ano esse trabalho vem se superando em qualidade e criatividade.

Fontes:

http://sistemafaep.org.br/respeito-e-valorizacao-do-trabalho-rural/

http://www.agrinho.com.br/institucional

Fotos:

Pular para o conteúdo