Itapejara D'Oeste - PR °min °max
23 de abril de 2024

Notícias

PREMIAÇÃO CONCURSO AGRINHO – ETAPA MUNICIPAL 2018

   Na noite do dia 20 de Novembro de 2018, aconteceu no Clube dos Idosos do Centro a Primeira Premiação do Concurso Agrinho – Etapa Municipal que tem como tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo”. Este concurso teve parceria da Prefeitura Municipal, Departamento Municipal de Educação, Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Departamento de Assistência Social, SENAR – PR, e Escolas Municipais, e como patrocinadores a Cerealista Schmoller, a Associação dos Suinocultores, a Coopafi – Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada de Itapejara D’Oeste e a Vereadora Isabela Schmoller.

   O concurso Agrinho Municipal veio em conformidade com as temáticas e os materiais do Programa Agrinho Estadual, o qual completa neste ano de 2018, 23 anos de trabalhos no Paraná, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social dentro dos currículos escolares. O Material didático é desenvolvido por especialistas que constroem um material específico para o Programa.

   O Concurso Agrinho – Etapa Municipal foi proposto e divulgado pelo Departamento Municipal de Educação para todas as Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, oportunizando a participação com Experiência Pedagógica para todas as Instituições e além desta, Desenho e Redação de 1º ao 5º ano, para as Escolas com o Ensino Fundamental. Participaram do Concurso 19 trabalhos de alunos, divididos entre Desenho e Redação de 1º ao 5º ano, e 8 trabalhos de professores com Experiência Pedagógica. A seleção dos trabalhos foi realizada pela equipe gestora de cada Instituição Municipal, conforme o Regulamento do Concurso.

   Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora, formada por membros de destaque da comunidade itapejarense, convidados pelo Departamento Municipal de Educação, sendo premiados os melhores trabalhos concorrentes à: Categoria Desenho do 1º ano, com uma bicicleta; Categoria Redação do 2º, 3º, 4º e 5º ano, também com bicicletas; Categoria Experiência Pedagógica, três professores com um tablet cada.

   O Concurso Agrinho Municipal, categoria Experiência Pedagógica, recebeu 8 projetos dos professores da Rede, que envolveram 4 escolas e alunos desde o Maternal III ao 5º ano. São projetos que visam ações sustentáveis para um mundo melhor, ensinando nossos alunos a perceberem problemas sociais e a buscarem soluções. As ações desenvolvidas nas Experiências Pedagógicas envolveram pontos fundamentais como: sustentabilidade, reciclagem, reutilização da água e óleo, destinação correta de lixo, plantio de alimentos orgânicos, transformação dos alimentos e cuidados com a escola e a natureza. Foram Premiadas nesta Categoria: a Professora Fabiana Reolon Felipetto, da Escola Municipal do Campo Valentim Biazussi; a Professora Gisele Regiane Battistus, da Escola Municipal Nereu Ramos, e a Professora Jocilene Mucke, da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza.

   Os textos, bem como os desenhos recebidos, tratavam da vida no campo e na cidade, e buscavam explicitar qual seria o nosso papel para melhorar o mundo. Foram recebidos 19 trabalhos e assim premiados: Na categoria Desenho 1º ano foi premiada a aluna Bruna Potratz Kanofre, da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza. Na categoria Redação 2º ano foi premiada a aluna Ana Julhia Tolotti, da Escola Municipal Nereu Ramos. Na Categoria Redação 3º ano a aluna Amanda Inez da Silva, da Escola Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza. Na Categoria Redação 4º ano a aluna Amanda Gabriela Schu, da Escola Municipal Nereu Ramos. E na Categoria Redação 5º ano a aluna Brenda Emanueli Hofmann, da Escola Municipal Nereu Ramos.

   A noite contou com mais momentos de emoção. Além da premiação dos melhores trabalhos da Etapa Municipal, e da entrega de brindes a todos as professoras e alunos participantes do Concurso, o aluno Mateus Felipe Giacomin do 5º ano B da Escola Municipal Nereu Ramos e sua professora Kelly De Paris Ramão, foram homenageados. O aluno Mateus não pode se fazer presente então a professora Kelly,  em seu nome, recebeu um brinde das mãos do Prefeito Municipal Agilberto Lucindo Perin e da Diretora Municipal de Educação Professora Marilúcia Andriguetti, como forma de reconhecimento pela conquista no Concurso Agrinho Estadual 2018 com sua redação, onde puderam representar o Sudoeste do Paraná no evento realizado em Curitiba no dia 05 deste mês e que muito orgulharam a Rede Municipal de Ensino de Itapejara D’Oeste.

   Este evento foi a coroação de muito trabalho, dentro e fora das escolas, onde professores e alunos juntaram forças para estreitar os laços entre o campo e a cidade, mostrando que existe uma interdependência entre estes dois cenários e a harmonia entre eles é a chave de uma vida melhor. O campo e a cidade dividem o mesmo espaço geográfico, e um não é o contrário do outro, pois, na verdade os dois complementam-se de tal forma que impulsionam o desenvolvimento social e econômico da sociedade, e para isso, os seres humanos precisam promover a preservação e equilíbrio destes, para garantir a melhora da qualidade de vida, uma vez que, o campo e a cidade produzem o que é necessário para a sobrevivência humana. É preciso zelo, cuidado, carinho e comprometimento.

   Parabenizamos a todos os envolvidos na realização deste evento, aos que participaram com trabalhos, se empenharam e se dedicaram para fazer desta noite um momento único, e agradecemos os patrocinadores e parceiros, pelos inventivos dados ao nosso Projeto “Concurso Agrinho – Etapa Municipal”.

Fonte: Departamento Municipal de Educação de Itapejara D’Oeste; SENAR/PARANÁ; Material de divulgação Programa Agrinho.

Fotos:

Pular para o conteúdo